terça-feira, 24 de agosto de 2010

Quem foi Paulo Freire?

Paulo Freire foi um dos grandes educadores brasileiros, seu trabalho com a educação voltada para os mais necessitados tornou-se referência principalmente na América Latina e África.

Seu trabalho se tornou referência para várias gerações de educadores.  Seu trabalho, voltado à educação popular, foi interrompido durante a ditadura militar, quando foi exilado do país para o Chile, onde escreveu seu principal livro: “Pedagogia do Oprimido” (1968).

Para Paulo Freire, segundo o site Centro de Referência Educacional, a sociedade dividida em classes impede que a maioria usufrua dos bens produzidos, entre eles está a educação.

Ele refere-se à existência de dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes e a pedagogia do oprimido. Na pedagogia dos dominantes, a educação é utilizada como forma de dominação    , transformando o educador como sujeito único de todo o processo de educação e o educando como um objeto vazio que apenas absorve o conhecimento proveniente de seu educador. Esse tipo de educação não pressupõe discussões ou contradições, não propiciando a reflexão do educando.

A concepção de Paulo Freire percebe o ser humano como um ser autônomo, levando em conta a experiência prévia dos educandos e assumindo que o ser humano é um fator modificador da cultura e do mundo, e que este último é passível de modificação. Para isso o educando deve descobrir-se como construtor desse mundo da cultura. Segundo Vera Lúcia Camara Zacharias: “Procura-se superar a dicotomia entre teoria e prática, pois durante o processo, quando o homem descobre que sua prática supõe um saber, conclui que conhecer é interferir na realidade, percebe-se como um sujeito da história.”
   

Bibliografia


Pensador.info. Biografia de Paulo Freire - Pensador. Disponível em: http://www.pensador.info/autor/Paulo_Freire/biografia. Acesso em: 12/05/2009.

Centro de Referência Educacional. PAULO FREIRE. Disponível em: http://www.centrorefeducacional.com.br/paulo.html. Acesso em: 12/05/2009.

NetSaber. Biografia de Paulo Freire. Disponível em: http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_377.html. Acesso em: 12/05/2009.

ZACHARIAS, Vera Lúcia Camara. O Método Paulo Freire. Disponível em: http://www.centrorefeducacional.com.br/ometodo.html. Acesso em: 12/05/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário