A educação musical na escola além de desenvolver habilidades artísticas, aumentar seu processo cognitivo, sensibilizar e aumentar a bagagem cultural do aluno pode ser uma ferramenta para a aproximação da família com a escola. Esse processo pode ser ainda mais efetivo se a escola se dispuser a colaborar com eventos relacionados à educação musical.
O estreitamento de laços entre família e escola pode ocorrer em eventos nos quais os alunos de música se apresentem para seus familiares em pequenos saraus com no máximo 20 alunos se apresentando, assim a escola e a família podem estreitar seus laços através de conversas informais entre professores/coordenadores e famílias.
Outra forma de estreitar ainda mais é fazer a cada fim de semestre uma aula em que os alunos devem levar um de seus pais ou responsáveis para fazerem aula com eles, e mostrarem o que estão aprendendo e como estão aprendendo. Isso além de estreitar os laços com a instituição, também mostra aos pais a importância da música.
Algumas atividades musicais podem servir de subsídio para se saber informações sobre a vida do aluno e sua ligação com sua família, fazendo com que a escola e os professores tenham conhecimento sobre a vida do aluno e possam discutir isso com os pais nos encontros propostos acima. Uma atividade que pode funcionar é relacionada ao início da aula onde o professor propõe uma melodia e a cada dia pede que cada aluno cante, de forma improvisada, sobre seu quarto, sua casa, seu pai, sua mãe. Com isso o professor começa a ter subsídios para as conversas com os pais para obter um melhor desenvolvimento de cada aluno.
É importante que o professor e a instituição entendam a realidade dos alunos, para que o ensino se torne mais eficiente e que os alunos de baixa renda tenham a mesma oportunidade dos alunos de alta renda. E também que os alunos, não importando classe social, tenham um desenvolvimento humano e social melhorado, tornando assim a sociedade um pouco mais humana e solidária, é um caminho utópico, mas ao mesmo tempo possível se instituição e professores colaborarem.
O estreitamento de laços entre família e escola pode ocorrer em eventos nos quais os alunos de música se apresentem para seus familiares em pequenos saraus com no máximo 20 alunos se apresentando, assim a escola e a família podem estreitar seus laços através de conversas informais entre professores/coordenadores e famílias.
Outra forma de estreitar ainda mais é fazer a cada fim de semestre uma aula em que os alunos devem levar um de seus pais ou responsáveis para fazerem aula com eles, e mostrarem o que estão aprendendo e como estão aprendendo. Isso além de estreitar os laços com a instituição, também mostra aos pais a importância da música.
Algumas atividades musicais podem servir de subsídio para se saber informações sobre a vida do aluno e sua ligação com sua família, fazendo com que a escola e os professores tenham conhecimento sobre a vida do aluno e possam discutir isso com os pais nos encontros propostos acima. Uma atividade que pode funcionar é relacionada ao início da aula onde o professor propõe uma melodia e a cada dia pede que cada aluno cante, de forma improvisada, sobre seu quarto, sua casa, seu pai, sua mãe. Com isso o professor começa a ter subsídios para as conversas com os pais para obter um melhor desenvolvimento de cada aluno.
É importante que o professor e a instituição entendam a realidade dos alunos, para que o ensino se torne mais eficiente e que os alunos de baixa renda tenham a mesma oportunidade dos alunos de alta renda. E também que os alunos, não importando classe social, tenham um desenvolvimento humano e social melhorado, tornando assim a sociedade um pouco mais humana e solidária, é um caminho utópico, mas ao mesmo tempo possível se instituição e professores colaborarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário