A musica contemporânea surge no século XX com a experimentação dos sons, novas formas de emissão sonora e conseqüentemente novos sons são descobertos e logo agregados a musica. A liberdade de experimentação e a quebra de paradigmas musicais que a musica contemporânea trouxe incentivou a nova geração de educadores musicais. O incentivo a criação, improvisação e principalmente levar a musica a realidade do aluno vem muito dos conceitos musicais trabalhados no século XX.
Tratar a musica de forma lúdica e sensibilizar os alunos aos sons produzidos no ambiente é outra contribuição da musica contemporânea. Schafer e Paynter possuem muito dessa influencia da musica do século XX.
A evolução cientifica e a rapidez com que a informação começava a chegar às pessoas no século XX fizeram a musica e, por conseqüência, a educação musical seguirem essa tendência. A utilização de novos recursos e a busca por novos sons com maquinas, novos instrumentos e também novas experimentações modificaram o jeito de se compreender a musica.
O entendimento da evolução musical se tornou importante para o desenvolvimento da educação musical, levando a evolução musical ao entendimento do aluno e fazendo com que ele abra seus horizontes para novas experimentações, para a criação musical e o improviso. O respeito pelo gosto individual mesmo no ambiente coletivo e a mudança de conceito para o apuramento da audição no sentido musical vieram também como influencia da musica feita no século XX.
A musica eletroacústica levou aos educadores novas possibilidades sonoras e novos parâmetros para os alunos produzirem musicas. A tecnologia para que eles gravem seus sons produzidos e também a tecnologia envolvida para a produção e experimentação com novos sons trazem novas possibilidades aos educadores.
Experimentação, conscientização, liberdade, criatividade, tecnologia e novos sons, essas são as principais contribuições da musica contemporânea para os educadores desta geração.
Referencias Bibliográficas
Musica Contemporânea e Educação Artística. Disponível em http://latinoamerica-musica.net/ensenanza/neves/educacao-po.html. Acesso em 10 de novembro de 2008.
Tratar a musica de forma lúdica e sensibilizar os alunos aos sons produzidos no ambiente é outra contribuição da musica contemporânea. Schafer e Paynter possuem muito dessa influencia da musica do século XX.
A evolução cientifica e a rapidez com que a informação começava a chegar às pessoas no século XX fizeram a musica e, por conseqüência, a educação musical seguirem essa tendência. A utilização de novos recursos e a busca por novos sons com maquinas, novos instrumentos e também novas experimentações modificaram o jeito de se compreender a musica.
O entendimento da evolução musical se tornou importante para o desenvolvimento da educação musical, levando a evolução musical ao entendimento do aluno e fazendo com que ele abra seus horizontes para novas experimentações, para a criação musical e o improviso. O respeito pelo gosto individual mesmo no ambiente coletivo e a mudança de conceito para o apuramento da audição no sentido musical vieram também como influencia da musica feita no século XX.
A musica eletroacústica levou aos educadores novas possibilidades sonoras e novos parâmetros para os alunos produzirem musicas. A tecnologia para que eles gravem seus sons produzidos e também a tecnologia envolvida para a produção e experimentação com novos sons trazem novas possibilidades aos educadores.
Experimentação, conscientização, liberdade, criatividade, tecnologia e novos sons, essas são as principais contribuições da musica contemporânea para os educadores desta geração.
Referencias Bibliográficas
Musica Contemporânea e Educação Artística. Disponível em http://latinoamerica-musica.net/ensenanza/neves/educacao-po.html. Acesso em 10 de novembro de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário