Zoltán Kodály
O método conhecido como Kodály tem como filosofia que todas as pessoas são capazes de aprender musica e isso é um direito de todo ser humano. Para Kodály a iniciação musical deve-se dar pelo canto e que através do uso da voz se consegue um melhor desenvolvimento da percepção musical e é importante começar cedo na vida do ser humano.
A metodologia prega que se deve usar apenas musicas de alto grau de valor artístico, como musica folclórica por exemplo. O uso de canto e dança é forte aliada a um forte inicio com musicas folclóricas e conforme o aluno aumenta seus conhecimentos outras musicas de outros países vão sendo utilizadas.
Em sua metodologia, Kodály, se utiliza muito do solfejo e do canto em grupo se utilizando da pentatônica menor, passando pelas escalas modais até chegar às escalas maiores utilizando acidentes. O uso do dó móvel dá uma forte base para as crianças identificar os intervalos de maneira relativa e passa mais segurança para o aprendizado. Essa metodologia também se utiliza de sinais de mão (manosolfa) para deixar a memória tonal mais segura e firme em sua base.
Para o ensino rítmico Kodály se vale da solmização que utiliza a divisão silábica (verbalização) para a compreensão dos valores das figuras o que ajuda muito na percepção rítmica.
A metodologia Kodály é organizada e seqüenciada, seguindo um padrão que sai do grau mais fácil para o grau mais difícil conforme o aluno vai passando pelas etapas, o mesmo acontece a cada aula, todos os exercícios se movem para uma mesma direção, a música, e essa ira conter todos os aspectos trabalhados em aula para fortalecer o conteúdo passado.
A metodologia Kodály é bastante instintiva e mesmo quem não teve contato direto com essa metodologia pode intuí-la e utilizar em aulas mesmo sem saber.
Edwin Gordon
Edwin Gordon é um professor e pesquisador em educação musical norte-americano, ele desenvolveu uma metodologia que chamada de Teoria da Aprendizagem Musical (Music Learning Theory) que consiste em como e quando aprendemos musica.
Ele desenvolveu o conceito do ensino da audiação, que é a junção do conceito da audição e da compreensão. O aluno precisar aprender a pensar em música, precisa desenvolver toda a parte de percepção antes de tocar seu instrumento. Gordon diz que a audiação não é a percepção auricular mas sim o processo cognitivo que dá sentido ao som.
Sua metodologia é seqüencial e cria uma base sólida para o aprendizado musical. Seu método se utiliza do canto, movimento rítmico e padrões rítmicos e melódicos antes mesmo de se teorizar o ensino da musica e ele se apóia em alguns princípios como o uso de padrões para o ensino musical, do mesmo modo em que se faz no ensino das línguas, o uso de contrastes ajuda muito à criança a comparar escalas e tonalidades, a contextualização do ensino dando significado ao que está sendo ensinado e o uso do movimento rítmico através do corpo.
Gordon defende que o aprendizado musical desde o nascimento até os cinco anos de idade tem um profundo impacto no entendimento musical (audiação) que esta criança desenvolverá. Segundo Gordon, as crianças inicialmente começam balbuciando, depois vão contextualizando e imitando e posteriormente formam frases e contextualizam conforme elas pensam.
As idéias de Gordon mesmo sem eu ter um conhecimento profundo de seus estudos sempre me guiaram no meu aprendizado e na minha base para o ensino musical, a musica deve ser compreendida assim como as línguas e também pode ser pensada para se desenvolver uma aculturação maior dos seres humanos em relação a essa arte.
Referências Bibliográficas
Zoltan Kodály. Disponível em http://www.public.asu.edu/~jwang2/portfolio/methods/kodaly/kodaly.html. Acesso em 20 de outubro de 2008.
Excel-Abilitiy Learning. Disponível em http://www.excel-ability.com/Music/Programs/Kodaly.html. Acesso em 20 de outubro de 2008.
OAKE.org. Disponível em http://oake.org/php/kodalymethods.php. Acesso em 20 de outubro de 2008.
Wikipedia. Disponível em http://en.wikipedia.org/wiki/Kod%C3%A1ly_Method. Acesso em 20 de outubro de 2008.
GIML – The Gordon Institute for Music Learning. Disponível em http://www.giml.org/mlt_earlychildhood.php. Acesso em 21 de outubro de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário